quinta-feira, março 09, 2006

MDA Model Driven Architecture


OMG Model Driven Architecture é a designação para vários standards específicos criados pelo grupo OMG (Object Management Group) e que permite a criação de software a partir de modelos referentes aos standards UML, XMI, MOF, OCL, CWM e os quais permitirão gerar código para várias plataformas ou frameworks.

A tecnologia MDA separa a lógica de negócio e lógica aplicacional da plataforma Tecnológica, desta forma Modelos independentes de plataforma ou framework são gerados usando UML e outros standards de modelação OMG para virtualmente qualquer plataforma aberta ou proprietária, incluindo Web Services, .NET, CORBA, J2EE e outros.

Estes modelos independentes da plataforma documentam a unidade de negócio e o comportamento de uma aplicação de forma separada do código específico da tecnologia que o irá implementar, isolando o núcleo da aplicação e permitindo a iteração com outras plataformas através de modelos standard.

Existem várias ferramentas que são usadas em diferentes fases do processo para criação de modelos MDA.
Uma das ferramentas mais comunmente utilizadas é a AndroMDA que é desenvolvida em Open Source e é utilizada em simples projectos CRUD até complexos projectos de negócio.
Andro MDA suporta as arquitecturas mais comunmente utilizadas como Spring, EJB, .NET, Hibernate, Struts e outras e será brevemente integrada em Eclipse.

A IBM DeveloperWorks publicou três artigos sobre o standard MDA da OMG.

Artigo I
http://www-106.ibm.com/developerworks/rational/library/3100.html

Artigo II
http://www-128.ibm.com/developerworks/rational/library/apr05/brown/index.html

Artigo III
http://www-128.ibm.com/developerworks/rational/library/may05/brown/index.html

Webcast
MDA and eXecutable UML: The Next Evolutionary Step?

Sem comentários: